Movimento | Mini Encontro

Coordenador(a): Neusa e Edson

Telefone: (12)3645-1353

ENCONTRO DE JOVENS COM CRISTO – E J C

Objetivo e finalidade:

O EJC é um movimento cristão para jovens com idade entre 9 (nove) a 15 (quinze) anos, e, um serviço de evangelização da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso. No qual se propõe ser um instrumento, um meio para despertar, catequizar, motivar, entusiasmar o jovem em suas faixa etária no relacionamento e vivência dentro de sua família e proporciona-los uma experiência mais próxima de Deus, e busca auxiliá-los a formar a uma consciência cristã, onde o a busca para este discernimento é jovem evangelizando jovens.

O EJC visa também levar aos jovens à mensagem de amor, paz e fraternidade manifestada por Jesus Cristo a todas as pessoas principalmente as crianças (Lucas 8, 15 – 17), e de orientá-los sobre a responsabilidade cristã de filhos amados por Deus, em seu ambiente familiar, escolar, social e religioso.

Por ser um Movimento Paroquial os seus membros devem obediência e respeito aos Documentos, Diretrizes e Normas para realização dos trabalhos evangelizadores bem como respeitar e acolher as orientações feita pelo Dirigente Espiritual.
Equipe do Encontro de Jovens com Cristo (Coordenação).

A Equipe do “cinco” ou Núcleo de Coordenação, é composta por um Dirigente Espiritual, Padre (Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso) ou a quem ele determinar a função, e mais cinco casais. Estes casais têm uma gestão de 24 (vinte e quatro) meses. A escolha da equipe de casais (Equipe do cinco) é competência do Pároco.

ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS DA EQUIPE DE COORDENAÇÃO

Casal Montagem:

Sua atribuição é montar as equipes (casais e jovens) que irão trabalhar no encontro acompanhado pelos demais casais da coordenação, e para tanto utilizarão de fichas de opção, procurando sempre manter atualizadas as pastas orientadoras de cada equipe de trabalho. Finda a montagem, os casais e jovens são submetidos á aprovação do Dirigente Espiritual. Este casal também tem a incumbência de manter o Dirigente Espiritual informado dos progressos e projetos realizados pelo EJC.

Casal Liturgia

Sobre o título Liturgia, entende-se tudo que diz respeito às palestras, testemunhos e mantendo sempre unidade Espiritual da Equipe de Coordenação. É atribuição de este casal preparar novos palestrantes, assim como de casais para desempenhar atividades ou ministérios, sejam nas missas ou em encontros com os familiares dos jovens, e, programando ao decorrer de sua gestão tarde de reflexão, cantos, leituras, encontro de orientação vocacional e atividades com jovem voltada para oração em comum.

Casal Patrimônio

É o casal responsável pelo patrimônio e almoxarifado do movimento, devendo obter recurso financeiros para realização das atividades e encontros, através de promoções sadias e cristãs, dentro de um espírito de humildade e simplicidade, para a manutenção financeira do EJC. As escolhas dos eventos e atividades deverão ser orientadas pelo Dirigente Espiritual.

Casal Fichas

É o casal responsável pela seleção das fichas dos jovens que irão vivenciar este encontro em suas faixas etárias correspondentes.

Cabem ao casal fichas relacionar, distribuir, recolher e selecionar as fichas de inscrição. Este casal deve registrar em um livro ou fichário apropriado as fichas recebidas e selecionadas que serão mantidas em arquivo até que o jovem vivencie o EJC, tendo a oportunidade da 2ª chamada, caso desista da 1ª vez, após isso ela será cancelada, havendo necessidade de novo preenchimento da ficha pelo interessado, podendo ser também a ficha arquivada e direcionada para outros movimentos como o Movimento Jesus Agora (JÁ) ou Movimento Alicerce, dependendo da faixa etária de cada jovem.

Casal Pós Encontro

Pós encontro é o conjunto de atividades que visa o aprofundamento na fé e o engajamento dos jovens nas pastorais depois dos encontros. È atribuição do casal pós-encontro juntamente com a equipe dos cinco, promover palestras reflexões para motivação e acompanhamento dos jovens e apresenta-los a outros movimentos e serviços pastorais na Paróquia.

Objetivo do Pós Encontro

Procurar lembrar do Encontro que já tiveram com Jesus Cristo e despertar os jovens para que vivam em seus lares de uma maneira diferente e cristã.

Inspira-los a viver um maior relacionamento e amizade entre os membros da família, ajudando-os a dialogar melhor com os pais, irmãos e tios…

Levar os jovens d Paróquia e de Comunidades Rurais a atuar nos seus diversos setores, abrindo-lhes possibilidades de doação e, por meio do Pós-encontro dar-lhes motivação para engajarem nos movimentos da catequese, no JÁ, no ALICERCE, Pastoral da Juventude e outros…

Colocar os jovens a serviço da Igreja e das comunidades rurais nas qual a grande maioria de jovens ainda não receberam formação cristã e apostólica, para que através de atitudes, testemunhos e exemplo vivenciem a plenitude do amor de Deus e assim sejam evangelizados.

Procurar os jovens abandonados e afastados da Igreja, dar-lhes uma visão de sua razão de ser membros importantes e vitais das comunidades, abriu-lhes um caminho de comunhão fraterna na comunidade paroquial e possibilitar-lhes a corresponsabilidade no serviço paroquial.

Despertar aos jovens o sentido e responsabilidade da vocação religiosa e matrimonial

Procurar despertar o gosto pela Leitura Diária da Palavra de Deus, a leitura assídua da Bíblia que contem a palavra viva de sabedoria.

Mostrar a importância de não desistirem da caminhada com Jesus Cristo, seja na escola, no trabalho, na família, na busca de uma amizade sincera.
Inspira-los a levar mudanças para sua família, você pode e você consegue; “Jesus deu o exemplo”, vai faça o mesmo!

Inspira-los a crer que somente Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida.


Desenvolvido por CMC Multimídia