Pastoral | Dízimo

Coordenador(a): Lúcia e Marco Pupio

A pastoral do Dízimo é um organismo paroquial voltado para a evangelização e arrecadação do dízimo, é constituída por um grupo de pessoas católicas de vida cristã testemunhada e idônea, que se sente amadas por Deus, e por isso ama sua igreja e seus irmãos. São paroquianos muitos bem conscientizados do caráter bíblico do instituto do dízimo e de sua dimensão social.

I. Conscientizar os paroquianos do caráter do dízimo como instituto bíblico “porás à parte o dízimo de todo o fruto de tuas semeaduras, de tudo que o teu campo produzir cada ano” (Dt 14,22), estabelecido pelo próprio Deus, como testemunho de fé.

II. Destacar a necessidade da contribuição da comunidade para a manutenção dos serviços que a igreja presta junto aos fiéis e do ofício sacerdotal “Não negligenciar o levita que vive dentro de teus muros, porque ele não recebeu, como tu, partilha em herança”(Dt 14,27).

III. Enfatizar a dimensão social do dízimo como forma de prover os meios necessários para a assistência ao irmão necessitado e de promover uma melhor distribuição dos frutos da terra e do trabalho do Homem. (Dt 14,29)

IV. Distinguir, pôr suas diferentes naturezas, a oferta (2 Cor 9,7) do dízimo, enfatizar o caráter pastoral de ambos.

I. promover a padronização das formas de arrecadação da paróquia, visando melhor atendimento à comunidade.

II. Priorizar e dinamizar a Pastoral do Dízimo com base na sua fundamentação bíblica;

III. Dar subsídios à implantação e manutenção do Dízimo paroquial, através de formação de equipe treinada para o trabalho na pastoral;

IV. Dar suporte financeiro para o trabalho das demais pastorais, de forma a alcançar os objetivos do nosso Projeto de Evangelização Paroquial;

V. Controlar a arrecadação do dízimo e a aplicação dos recursos arrecadados em comunhão com o Conselho Administrativo Econômico e o Pároco.

VI. Divulgar e informar a comunidade paroquial sobre os resultados auferidos, tanto com a arrecadação do dízimo, como nos frutos obtidos na sua ação social.

VII. Zelar para que o dízimo cumpra a sua dimensão: Religiosa, missionária e social.

IX. Reunir-se (mensalmente ou quinzenalmente) com o tesoureiro para a contabilização do dízimo arrecadado;

Prestação de Contas de 2017